Bem Vindo!


Se apaixonar é o que mantém nossa energia revigorada.

Dar um tempo para si e para o outro.

Rever os conceitos, recriar as relações com o planeta.

Parar para contemplar, ouvir, apreciar, degustar...

É importante (re)apaixonar-se pela vida, pela sabedoria, por nós mesmos.




Foto by Cynthia Barros

Foto by Cynthia Barros
Foto by Cynthia Barros

segunda-feira, 28 de março de 2011

Com quantos paus se faz uma canoa?

Passei a minha infância no sítio da minha família, em Cascavel, no Paraná, e volta e meia ouvia meu Pai falar ou finalizar uma frase com a expressão: "Você ainda não sabe com quantos paus se faz uma canoa". Essa pergunta ficava martelando na minha cabeça. Perguntava à minha mãe, aos meus irmãos, mas ninguém me dava uma resposta confiável. Quando me respondiam que se fazia uma canoa com quatro paus, eu perguntava: "porque quatro e não cinco ou três" e aí eu percebia que a pessoa se enrolava toda. Nem meu Pai me dava a resposta. Talvez nem ele soubesse! Fiquei adulto, me formei, e um dia assistindo um documentário sobre povos primitivos da Amazônia, encontrei a resposta. Um grupo de índios estava derrubando uma árvore para construir uma canoa. Pensei que iriam cortar a árvore em vários pedaços para construir uma espécie de jangada, mas me enganei. Aquele tronco cortado passou por um processo especial de queima e teve o miolo da madeira retirado, as suas bordas alargadas por calços, até tomar o formato de uma canoa. Então de um único pau (árvore) foi feita uma canoa. Enfim, após, tantos anos havia encontrado a resposta para uma pergunta que havia povoado a minha imaginação infantil. O que isso tem a ver com o sucesso e os negócios? Tudo! Quantos negócios são iniciados e fechados nos primeiros anos de funcionamento? A estatística disponível no Sebrae menciona que 31% das empresas abertas fecham no primeiro ano de funcionamento, esse índice chega a 60% após cinco anos de funcionamento. Se substituirmos a pergunta até simplória e banal, mas que ficou sem resposta muitos anos pela pergunta: "Como fazer um negócio se tornar sustentável?". Se ficarmos um ano sem encontrar a resposta objetiva a essa questão estaremos entre os componentes da estatística do Sebrae, isto é, fecharemos o nosso negócio! A rapidez para encontrar soluções, corrigir rumos, encontrar o foco adequado ao nosso negócio é essencial, além de uma capacidade e habilidade de gestão, uma palavrinha muito em moda nos simpósios, congressos e palestras de especialistas. A minha empresa, a S. STEIN, completa 26 anos de vida em 2011, nesse período presenciei o fechamento de muitas empresas, tanto do meu ramo, como da área varejista, e sempre me interessei em aprender mais sobre a minha área de atuação, tanto que hoje faço parte do Conselho Estratégico da ALSHOP, a principal associação de lojistas de Shopping. Não possuo uma fórmula mágica para dar aos meus amigos leitores, mas uma regra considero fundamental: MANTENHA O FOCO NO SEU NEGÓCIO! Se você ficar como diz a gíria, "dançando na maionese", com certeza, você irá cair e levar um tombo daqueles.

Lembre-se da Lei 80/20 - 20% dos seus produtos são responsáveis por 80% do seu faturamento. Se puder, estreite o seu foco nesses produtos e tanto quanto possível elimine os demais. Considero um erro grave, em época de "vacas magras", o comerciante ou prestador de serviços abrir um leque enorme de produtos ou serviços procurando atrair novos clientes. (Ademir S. Stein)

Escritor Ademir S. Stein e o jornalista Heródoto BarbeiroAdemir S. Stein e a apresentadora Olga BongiovanniO ator Global Paulo Goulart e Ademir S. SteinAdemir S. Stein e a apresentadora Renata Maranhão da Rede TV - Leitura DinâmicaAdemir S. Stein e a atriz Suzana Vieira


Ademir S. Stein

Diretor da S. Stein Joalheiros Advogado e EngenheiroPós-Graduado em Estratégia de Marketing e R.H.Certificado pela Disney University

Membro do Conselho Estratégico da Alshop - Associação dos Lojistas de Shopping do Brasil

O livro A Mágica do Sucesso é editado pela Oriom editora, com sede em Mogi das Cruzes. Escreveu, também, A Arte de Vender Sonhos e o Segredo da Riqueza, editado pela Oriom.

sstein@octane.com.br


Fonte: Vera Martins

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